Estreia amarga

O Campeonato Brasileiro 2017 teve início hoje para o São Paulo, que foi à Minas Gerais no fatídico Mineirão enfrentar o Cruzeiro em busca dos três pontos nessa primeira rodada. Após três eliminações consecutivas que obviamente geraram o descontentamento da torcida, o tricolor do Morumbi entrou em campo muito pressionado, necessitando de um bom resultado. Além do mais contra a raposa, que eliminou o time paulista na Copa do Brasil. São Paulo veio com um esquema diferente (3-4-2-1),com a estreia de Militão na defesa e Marcinho na frente. Esperava-se um jogo bem movimentado mas não foi bem isso que aconteceu.
O primeiro tempo do jogo foi morno e ruim, com poucas chances para cada lado, que vinham por meio de Cueva (que depois que voltou da lesão não conseguiu voltar ao nível ao qual jogava antes ainda) ou Ábila e quase nenhuma com perigo. As que chegaram mais perto pararam em Renan Ribeiro ou em Fábio. Notou-se no time paulista, uma grande dificuldade de criação e finalização, que já vem ocorrendo há algum tempo, além de consecutivos erros individuais que atrapalham o desempenho do time. Sem maiores surpresas o primeiro tempo acabou ainda em 0x0. 
Logo no começo do segundo tempo, Ábila abriu o placar para o time da casa, 1x0 Cruzeiro. Mas uma vez um erro individual atrapalhou o São Paulo, já que o gol saiu depois que Maicon mandou a bola para a lateral com um bico, e enquanto reclamava com a arbitragem, o Cruzeiro cobrou rapidamente o arremesso, a bola chegou em Ábila e o gol foi marcado. Após o gol o jogo tornou-se mais intenso e com posse de bola maior para o lado são paulino, o que não adiantou muito já que o tricolor não sabia o que fazer com a bola. Perdido em campo, o São Paulo não conseguiu produzir muito e não levou perigo nenhum ao gol de Fábio. Naturalmente, para manter o resultado o Cruzeiro se fechou, o que dificultou mais ainda as tentativas do time são paulino. 


Fica então, para a torcida, um início de campeonato amargo, mas infelizmente o resultado não foi surpreendente, já que todos consideravam tal possibilidade devido ao futebol que o São Paulo vem apresentando nos últimos jogos, totalmente resignado e apático. Jucilei fez uma boa partida e Renan Ribeiro também, pois apesar do gol, demonstrou segurança. A pressão aumentou mais ainda, e as opiniões sobre Rogério Ceni dividem-se cada vez mais. 
Com 17 dias para treinar, o time não mudou absolutamente nada. Continuou com as mesmas características deficitárias de antes, o que torna-se alarmante, já que tempo para trabalhar e aperfeiçoar o esquema e o estilo de jogo não faltou. Infelizmente, o São Paulo não tem compactação alguma e parece perdido em campo. Falta vontade aos jogadores e isso é cada vez mais nítido. Há muito a ser feito, e só nos resta acompanhar. 

Comentários